quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

1º Museu Vivo de março, neste domingo, terá tapioca, brinquedos de lata e música sertaneja

Os mineiros Geraldina Santos (51) e Erli Gomes da Silva (67)

No primeiro Museu Vivo de março e o quarto do ano, novos representantes da cultura popular estarão reunidos para compartilhar seus saberes e fazeres no artesanato, na culinária e na música. O encontro é aberto ao público e acontece neste domingo (3), das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Para o artesanato, a vivência será com o senhor Pedro Galvão de Moura, 81 anos (à esquerda), natural de São Luiz do Paraitinga, que já participou de outras edições do Museu Vivo. Sua história como artesão começou quando se aposentou e passou a fazer brinquedos com latas de alumínio. Hoje, ele faz vários objetos com o material.

A culinária será conduzida pela baiana Joana Cavalcante Rocha, 57 anos (à esquerda), que fará uma receita de tapioca. Ela conta que aprendeu a cozinhar quando era pequena, observando sua mãe e outras pessoas mais velhas. Joana também ajudava seu pai na roça de macaxeira, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca.

Na música sertaneja, o casal mineiro Erli Gomes da Silva, 67 anos, e Geraldina Santos, 51 anos, está de volta ao Museu Vivo. Erli gosta de música desde criança e quando jovem aprendeu a tocar violão sozinho. Já Geraldina começou a cantar quando criança, aprendendo com sua mãe e diz se lembrar muito de cantar na roça.

Programa e gestão

O Museu Vivo valoriza e dá visibilidade aos saberes e fazeres de diferentes representantes da cultura popular local e regional, oferecendo ao público uma vivência importante e genuína. A atividade ocorre durante todo o ano aos domingos à tarde.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org