É com profundo pesar que informamos o falecimento da folclorista Angela Savastano, ocorrido na noite desta terça-feira (5), aos 92 anos de idade, completados em abril deste ano. Angela deixa filhos, netos, bisnetos e uma legião de amigos por todos os cantos por onde passou.
Angela Savastano era vice-presidente do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização social que ajudou a criar em 1988 e que, ainda hoje, é responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.
Museu idealizado por ela e outras batalhadoras que valorizavam o folclore e a cultura popular e que muito contribuíram pela sua criação. Hoje, aos 27 anos o museu e toda a comunidade joseense, familiares e amigos perdem uma expoente e uma legítima representante do folclore brasileiro.
Perfil
Angela Savastano nasceu em Campo Grande (RJ) e mudou-se com a família para São José dos Campos em 1945, quando sua mãe resolveu acompanhar o irmão tuberculoso para se tratar. Casou-se com o médico Rubens Savastano e teve 7 filhos.
Frequentou a Escola de Belas Artes em São José, onde também se formou em Ciências Sociais. Concluiu, posteriormente, em São Paulo, uma especialização em folclore, tornando-se bastante conhecida como folclorista.
A partir de 1986 passou a fazer parte da Comissão Municipal de Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e em 1987 sugeriu a criação do Museu do Folclore, que foi instituído oficialmente em 1997, quando ganhou uma sede no Parque da Cidade.
CECP e Museu do Folclore de São José dos Campos