segunda-feira, 10 de junho de 2019

Professor John Kleba, do ITA, ministra palestra nesta quarta-feira (12), no Museu Municipal

John Kleba, professor do ITA, ministra palestra na quarta
‘Conhecimentos tradicionais e ciência: o caso da medicina tradicional e outros casos. Este é o tema da palestra que o professor de Sociologia e Ciência Política do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), John Bernhard Kleba, ministrará nesta quarta-feira (12), a partir das 19h30, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos (região central).

A palestra é gratuita e os interessados em participar devem se inscrever pelo site do Museu do Folclore de São José dos Campos, responsável pela sua realização. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado digital. Inscreva-se aqui.

Este é o terceiro encontro que acontece neste ano, como parte do projeto Dialogando com o Folclore. Confira aqui a programação completa, que vai até julho.

Vários assuntos

John Kleba abordará em sua palestra a relação entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos; e como eles são colocados num contexto de diferenças e de falta do devido reconhecimento por parte das políticas públicas. “Essa relação fica clara na proteção intelectual envolvendo patentes”, afirma John Kleba.

O palestrante também apresentará o caso da Pacari, uma rede de 80 iniciativas locais do Cerrado, que compartilha seus conhecimentos tradicionais medicinais; e de como tem sido a luta para se reinventarem diante dos desafios contemporâneos. A Pacari conecta questões de preservação ambiental, saúde popular e acesso e repartição de benefícios.

John Kleba falará, ainda, sobre a biopirataria no marco regulatório da Convenção da Biodiversidade, e mais amplamente, as diferentes formas de apropriação de saberes.

Perfil

John Bernhard Kleba é professor associado II do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), onde leciona nas áreas de Sociologia e Ciência Política. Suas linhas de pesquisa incluem: Engenharia e Projetos de Impacto Social; Estudos Sócio Legais; Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade; Filosofia Política; e Propriedade Intelectual.

Possui mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Bielefeld, Alemanha – CAPES (2000), pós-doutorado em Estudos Sócio Legais – CNPq (2011) e em Estudos de Filosofia Moral e Ciência Política – FAPESP (2014), ambos na Universidade de Warwick, Inglaterra.

Trabalhou como pesquisador colaborador junto ao Centro de Pesquisas em Direito Ambiental Europeu, FEU, e também no Centro de Informações sobre Direitos Humanos e Desenvolvimento, ambos em Bremen, Alemanha (2000-2004). Organizou dois congressos internacionais (São Paulo e Coventry, Inglaterra) e realizou diversas pesquisas financiadas por agências de fomento brasileiras e alemãs.

Projeto e gestão

O Dialogando com o Folclore é um projeto desenvolvido anualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, por meio de cursos e palestras, destinado a um público diverso como estudantes universitários, educadores e interessados.

O Museu do Folclore foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu Municipal de SJC (local das palestras)
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
(12) 3921-7587

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org