segunda-feira, 1 de março de 2021

CECP negocia com a Petrobras renovação de patrocínio para seu projeto de ecomuseu

Moradores do bairro Campos de São José durante atividade

O projeto Ecomuseu dos Campos de São José, criado e desenvolvido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), deve ter novo patrocínio da Petrobras e abranger 17 bairros da região leste de São José dos Campos. “As negociações com a empresa estão bem adiantadas e acreditamos que o patrocínio dos últimos cinco anos será renovado”, afirma o presidente do CECP, Ricardo Savastano.

A expectativa da gestora do projeto, Maria Siqueira Santos, é que o trabalho recomece no segundo semestre deste ano, por meio de atividades educativas com foco na educação ambiental e patrimonial, voltado especialmente para o Parque Alambari e seu entorno.

“A intenção é ampliar a área de reflorestamento na APP (Área de Proteção Ambiental) do Rio Alambari, além de realizar plantios em suas nascentes, na altura dos bairros Jardim Mariana II e Vista Verde”, explica Maria Siqueira.

Enquanto durarem as restrições sanitárias para prevenção e combate à Covid-19, as atividades serão realizadas de maneira virtual, por meio de lives, rodas de conversa, mesas redondas, saraus e outras. “No ano passado já tivemos que adotar esse procedimento e o resultado foi satisfatório”, enfatiza Maria Siqueira.

Um novo olhar

“O projeto tem proporcionado aos moradores participantes um novo olhar e um novo agir sobre o território onde vivem”, ressalta Maria Siqueira. Essa sensibilização foi estimulada por ações de educação ambiental e patrimonial, por meio de entrevistas, rodas de conversa, oficinas, cursos, palestras, realização de trilhas de reconhecimento do território e promoção de eventos culturais.

Além do patrocínio da Petrobras, o projeto desenvolvido no período de 2015 a 2020 nos bairros Campos de São José, Jardim Diamante e Jardim Americano, vizinhos à Refinaria Henrique Lage (Revap – Refinaria do Vale do Paraíba), também contou com apoio do Instituto Embraer e de uma rede de parceiros.

“Com ajuda da rede de parceiros, também foi possível realizar e apoiar a manutenção de hortas comunitárias em espaços públicos ociosos, bem como o plantio e a manutenção de agrofloresta urbana, com participação voluntária dos moradores para a manutenção e cultivo da área” finaliza Maria Siqueira.

Gestão

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua desde 1998 (ano da sua criação) na área da cultura popular. Além do projeto Ecomuseu, a instituição faz a gestão de outros projetos, como do Museu do Folclore de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e da pesquisa para elaboração do Dossiê de Registro do Samba Rural Paulista (ou Samba de Bumbo).

 

Centro de Estudos da Cultura Popular - CECP

www.cecpdesaojose.blogspot.com

Tel.: (12) 3924-7318 / cecpsaojosedoscampos@gmail.com